40ª Mostra SP: Olhando pras estrelas

A dança é, sem dúvida nenhuma, uma das expressões artísticas mais sensíveis e que exige do bailarino total conhecimento do seu corpo e do espaço que por ele será explorado. A combinação de diversas técnicas e movimentos, ensaiadas à exaustão, fazem do balé uma das mais belas artes desenvolvida pelo homem.

Agora imagine interpretar toda essa complexa arte sem enxergar.

É isso que mostra “Looking at the stars” (“Olhando pras estrelas”), um documentário sobre a primeira e única escola de balé para cegos no mundo, localizada em São Paulo, a Associação de Ballet pra Cegos Fernanda Bianchini.

Filmado durante um período de três anos, a história tem como foco principal Geyza, uma das primeiras bailarinas da escola e agora também professora, e Thalia, uma adolescente que sonha em conquistar sua autonomia e independência.

O projeto começou como um curta-metragem do diretor brasileiro Alexandre Peralta, então estudante de cinema na USC, uma das mais conceituadas universidades de cinema de Los Angeles, nos Estados Unidos.

O resultado não poderia ser melhor. Entre os vários prêmios conquistados, o curta ganhou o prêmio de melhor documentário da HBO / NALIP (Associação de produtores Latinos), participou de diversos festivais pelo mundo e em 2015 foi coroado com a medalha de ouro na categoria documentário no Oscar Estudantil.

Mas um curta-metragem não foi suficiente para contar toda essa história, e como a equipe já tinha um longo material filmado, foi possível fazer um longa metragem ainda mais emocionante e bonito que o premiadíssimo curta.

E é este longa-metragem que será exibido pela primeira vez no Brasil, na 40ª Mostra de Cinema de São Paulo, nos dias 22, 26 e 31 de outubro.

Para mais informações sobre o filme, como horários e locais de exibição, clique aqui:

Olhando pra estrelas é um documentário único, cativante e cheio de esperança, que mostra que a arte pode ser sim um dos principais fatores de inclusão social.

Se eu fosse você, eu não perderia.

Olhando pras Estrelas, de Alexandre Peralta
2014, Documentário, Musical, 80

Trailer:

Imagem: Divulgação

Comentário