Receita para um evento de sucesso

A realização de eventos é uma das mais importantes ferramentas do marketing promocional e desponta como a forma de divulgação mais eficiente para estreitar o relacionamento com o seu público-alvo, gerar oportunidades de negócio e consolidar mercados.

Segundo estimativa realizada pela AMPRO (Associação de Marketing Promocional), no Brasil, os investimentos neste setor já superam a casa do R$ 1 bilhão. Dados apontam que, entre as 100 maiores empresas do Brasil, o aumento da realização de eventos e marketing promocional chegou a 95%, superando até mesmo o índice de 90% da publicidade. Tantos investimentos confirmam os dados de que, hoje, são realizados 327 mil eventos por ano no país. Só em São Paulo, acontece um a cada 12 minutos.

Para os curiosos e profissionais do segmento, aqui vai uma receita que resume itens importantes para a realização de um evento de sucesso.

Ingredientes:

– 1/2 xícara de Planejamento:
A organização de eventos é uma atividade complexa e de grande responsabilidade. Acontece "ao vivo" e qualquer falha pode comprometer o conceito/imagem da empresa para a qual é realizado, e do seu organizador. Para ter objetivos plenamente atingidos, é fundamental que se faça um criterioso planejamento.

– 1 colher de sopa de Local:
Definir o local do evento, tanto no aspecto geográfico (localização), quanto no aspecto físico (salão, centro de convenções). Uma visita técnica detalhada no local é fundamental para evitar surpresas desagradáveis.

– 3 copos de Data:
Data mal escolhida pode prejudicar seu evento. Para que isso não ocorra, os organizadores devem verificar se, no dia ou mês escolhido, existem outros eventos de mesma natureza ou semelhantes, ou, ainda, feriados, datas comemorativas, finais de campeonatos, jogos de Copa etc. O calendário nacional e internacional deve ser levado em conta, considerando o tipo e o porte do evento que se pretende organizar.

– 100g de Público-Alvo:
É básico identificar as pessoas a quem o evento deseja atingir, a fim de que, pelo seu perfil, possam ser oferecidos serviços, atrações e informações adequadas.

– 2 colheres de chá de Divulgação:
O sucesso de qualquer evento começa com uma boa estratégia de comunicação. Da divulgação com o público-alvo até a etapa de exposição dos resultados, todas as peças de comunicação precisam estar integradas a um conceito cuidadosamente elaborado.

– 1 dose de Criatividade:
Com recursos tecnológicos cada vez mais avançados, os eventos ganham muito em criatividade, além de agilidade, integração, surpresa, magia e encantamento. A tecnologia está presente nos eventos corporativos através de cenários virtuais, projeções diferenciadas, personagens eletrônicos, games etc. Tudo isso contribuindo para que o evento tenha muita emoção. Afinal, para fazer sucesso com o público, é preciso proporcionar uma experiência única. O que toca o coração é aquilo que a gente leva para a vida inteira. É a marca de forma próxima e positiva na memória dos convidados por muito tempo.

– 1 caixa de Custos:
Qualquer atividade a ser desenvolvida para a realização de um evento, por mais simples que seja, envolverá gastos, os quais deverão ser combinados previamente com o realizador responsável pelo evento. A previsão de custos deve acompanhar o planejamento, quando esse for apresentado, o que permitirá verificar a extensão do que será feito em comparação ao capital que o realizador possui para a ação em questão. Notas fiscais e recibos devem ser guardados e apresentados, no final do encontro, como comprovantes de despesas. O setor financeiro do evento deve ser centralizado, a fim de facilitar a prestação de contas final.

Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes e misture com muito entusiasmo.

Pronto. Agora é só pôr a mão na massa e deixar crescer o market share da sua empresa ou do seu cliente.

4 comentários para “Receita para um evento de sucesso”

  1. Andressa

    Excelente
    Caro Alexandre…
    Realmente seu artigo é autentico e ousado, vale ressaltar o toque de bom humor em sua receita!!
    Parabens..São poucos artigos dessa espécie que a mídia mostra..!!

  2. Franklin Yamaçake

    Excelente
    Parabéns pela excelente participação nesse veículo de comunicação ! Ótimo artigo, não costumo ler algo desse tipo em outras mídias.

  3. Juvenal

    Receita para um evento de sucesso
    Concordo em gênero, número e grau. Evento, que geralmente deve ser divertido, é um negócio muito sério. Parabéns, Alexandre!

  4. Giovanni Durazzo

    Receita excelente!
    Caro Alexandre, concordo plenamente na sua receita para que se tenha um "bolo de sucesso". Sua criatividade para esse assunto torna essas dicas para um evento mais compreendidas ainda.Parabéns!!!

Comentário