Jornalirismo

Atenção, abrir em uma nova janela. E-mail

Na era da colaboração, o Jornalirismo vai compartilhar com você técnicas de redação de notícias.

No curso “Redação Jornalística: A descoberta do texto”, você poderá aprender, de forma lúdica e eminentemente prática, alguns dos principais recursos e conceitos do jornalismo, como notícia, lide, reportagem e entrevista.

Conhecerá formas de organizar a informação e também textos clássicos do jornalismo, numa análise profunda e acessível.

Serão trinta horas de aula sob a responsabilidade do editor do Jornalirismo, o jornalista e escritor Guilherme Azevedo, em duas turmas à sua escolha: de 18 de julho a 22 de agosto, aos sábados, das 9h30 às 15h30; ou de 21 de julho a 13 de agosto, às terças e quintas-feiras, das 19h às 23h.

TURMA DO SÁBADO.
De 18 de julho a 22 de agosto. Das 9h30 às 15h30.

TURMA DA SEMANA.
De 21 de julho a 13 de agosto. Às 3as e 5as-feiras, das 19h às 23h.

O curso “Redação Jornalística: A descoberta do texto” se destina a estudantes e profissionais de comunicação e letras, blogueiros, jornalistas-cidadãos e demais interessados em saber mais sobre o texto jornalístico. As vagas são limitadas.

As aulas acontecerão na Ação Educativa, em São Paulo: rua General Jardim, 660, Vila Buarque, perto da estação do Metrô Santa Cecília, região central.

As inscrições custam R$ 400,00 (valor inclui apostila e certificado de participação) e podem ser feitas pelo telefone (11) 4828 4280 ou pelo e-mail jornalirismo@eventar.com.br preferencialmente até o dia 13 de julho.

Conheça o Programa do Curso:

Tópicos.
O exercício do pensar criativo.
O que é texto.
Coesão e coerência textuais.
A escrita automática.
O plano de redação.
O parágrafo como unidade mínima de composição.
Os conectivos (fluência do texto).
A notícia e seus elementos fundamentais.
O lide.
A entrevista.
A reportagem.
O perfil.
O ponto de vista.
Técnicas de redação de notícias (título, lide).
Técnicas de entrevista e reportagem.
Análise de textos e reportagens.
Produção de textos e reportagens.

Saiba mais sobre o professor:

Guilherme Azevedo é jornalista profissional desde 1996, formado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Também estudou Letras (Português) na USP (Universidade de São Paulo).

Começou no jornalismo como “trainee” da “Folha de S.Paulo”, em 1996. No Grupo Folha, participou da criação do primeiro serviço noticioso em tempo real da Internet brasileira, o “Últimas Notícias”, do Universo Online.

Nos seis anos de Grupo Folha, Guilherme trabalhou como redator, repórter e editor, coordenando equipe. Foi responsável pelas editorias de Política, Cultura e Geral da Agência Folha (hoje Folhapress), a agência de notícias em tempo real do Grupo Folha.

Na revista “Caros Amigos”, atuou como repórter e assinou coluna mensal combinando jornalismo e literatura, “As Aventuras de Alencar Almeida (o repórter)”. A coluna se transformaria, em 2005, no livro “As Aventuras de Alencar Almeida (o repórter)”, lançado pela Editora Casa Amarela.

A aventura de Alencar Almeida “Entrevista com o Diabo” saiu como “single”, em formato de cordel e em versão bilíngue (português e inglês), pela Editora Tupynanquim, de Fortaleza, em 2002 e 2006.

Pela reportagem “Saudemos estes homens famosos”, sobre quarteirão de bairro de periferia, publicada em “Caros Amigos”, Guilherme foi finalista do Prêmio Imprensa Embratel 2000-2001, Regional Sudeste.

Também editou, ao lado do escritor Ferréz, a publicação “Literatura Marginal-Caros Amigos”, destinada a revelar autores de regiões periféricas de todo o Brasil.

É o criador e o editor do Jornalirismo, portal de comunicação e arte que une centro e periferia, vencedor do Prêmio Cooperifa 2008, “Sancho Pança, Aprendiz de Sonhador”.

Foi ainda um dos participantes do Comunica08, ciclo de palestras do Senac São Paulo sobre a nova comunicação, ao lado de Marcelo Tas e Michel Lent.

 

Compartilhe:
Comentários
Recomendo
Mônica Santos | 13/07/2009 |  
Fui aluna da primeira turma deste curso (que acabou no último sábado, 11) e recomendo.
curso - novas turmas
Luciana | 27/10/2009
Gostaria de saber quando haverá novas turmaspara o curso de técncias de redação jornalística.
abraços
jeanne soisa silva | 26/02/2010
bom dia sou estagiaria na area de reportagem sou inesperiente estou em busca de novas experiencias ,o que eu posso usar como o basico ne uma reportagem de rua e como devo me porta?
jeanne soisa silva | 26/02/2010
bom dia eu gostaria muito de fazer este curso,porem moro em altamira do para,tem possibilidades deu pode4r fasser este curso a distancia?
Escrever um comentário
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
Security Image

3.26 Copyright (C) 2008 Compojoom.com / Copyright (C) 2007 Alain Georgette / Copyright (C) 2006 Frantisek Hliva. All rights reserved."

Publicidade

Leia Também

  • Naquele tempo que era bom?Eis que o passado clama por atenção. Mas já deixou de existir. Vivamos intensamente o presente de olho no futuro.

    Leia mais...

  • MudançasMudanças são imprescindíveis. Mas, além do físico, chamam a alma às adaptações. Que assim sejam, mutantes, certeiras.

    Leia mais...

  • Bota mais ironia aíCríticas construtivas são sempre positivas. Principalmente quando elas surgem do ser amado. Outro olhar sobre você mesmo.

    Leia mais...

  • De amor e morteNem por um segundo aceito morrer antes de você. Não aguentaria tanta dor. Mas, calma, a madrugada ainda diz que somos jovens.

    Leia mais...