Jornalirismo lança livro comemorativo

O Jornalirismo lança, no próximo dia 9 de abril, o livro “O mundo é mais bonito pelo olho da poesia” (Editora Jornalirismo, 551 páginas), uma coletânea com 82 autores. O lançamento acontece no Mútua Coworking (veja aqui), em São Paulo, das 13h às 19h, com sessão de autógrafos e bate-papo com os autores.

“O mundo é mais bonito pelo olho da poesia” apresenta ao leitor grandes reportagens no Brasil e no exterior; perfis de personagens emblemáticos e encantadores; ensaios fotográficos com temas de cidadania e direitos humanos; crônicas sobre propaganda; crônicas, contos e poemas sobre amor, liberdade, transformação e muito mais. São textos e imagens compostos com a vontade grande de abraçar e transformar o mundo, fundindo jornalismo e literatura.

Livro comemorativo

O livro celebra a contribuição do Jornalirismo, reunindo parcela representativa do que melhor foi publicado no site entre os anos de 2007 e 2014. Documenta, assim, a trajetória de uma publicação independente, ousada e criativa, feita pelas mãos de comunicadores e artistas talentosos e idealistas, compreendendo uma multiplicidade de temas e estilos. Oferece, acima de tudo, a leitura agradável de textos gostosos e emocionantes sobre grandes e pequenos acontecimentos de nossa época.

“O mundo é mais bonito pelo olho da poesia” se divide em oito capítulos, de acordo com o gênero: “É no encontro que nasce a boa história: Grandes reportagens, grandes viagens”; “É no encontro que nasce a boa história: Perfis”; “A revolução criativa e outras histórias: Crônicas sobre Propaganda”; “Fotolirismo: Ensaios fotográficos”; “Bom humor quadro a quadro: HQs”; “A literatura é sempre o melhor prato do dia: Poemas”; “A literatura é sempre o melhor prato do dia: Contos e Crônicas”; “A infância é a casa onde mora a fantasia: Contos infantojuvenis”; e “O fator presença: Nossos debates”.

É o primeiro volume editado pelo Jornalirismo como editora formalmente constituída de livros nas áreas de comunicação e literatura. Virão outros.

“O mundo é mais bonito pelo olho da poesia” foi organizado pelo jornalista e escritor Guilherme Azevedo, editor do Jornalirismo; a capa, o projeto gráfico e a editoração são do designer Vagner Francini.

O lançamento vai ter petiscos, porque é dia de festa.

O Mútua Coworking fica na rua Dona Maria Dulce Nogueira Garcez, 55, Pinheiros, zona oeste de São Paulo, a duas quadras da avenida Rebouças e a dez minutos (a pé) da estação Pinheiros do metrô (linha Amarela).

Você, querida leitora, querido leitor, é nosso convidado superespecial. Venha.

 

Trecho de “A gente virou livro”, do prefácio de Guilherme Azevedo:

E não é que deu certo? O livro que você tem em mãos é a concretização de um sonho sonhado junto. Reúne seleção representativa do melhor que criamos ao longo dos primeiros sete anos do site Jornalirismo, celebrando a mística do 7. Como 7 + 7 = 14, quem sabe a gente não volta a reunir a produção de mais sete anos logo mais (e olha que já estamos em nosso ano 9). Alguns dos autores aqui publicados estavam lá no começo, em 23 de janeiro de 2007, quando tudo começou oficialmente; outros foram chegando ao correr das letras, dos dias, dos meses, dos anos.

Nossa vocação original foi a digital, internética, mas crescemos nos alimentando de muito papel, bons xilófagos que somos. O livro, esse tijolinho de celulose, de madeira, tem seu charme e cumpre literalmente o papel de dar carnalidade ao tempo, ao trabalho sonhado e suado ao longo dos anos.

O livro, igualmente, é uma forma de agradecimento a quem esteve e está por perto, apoiando, incentivando, colaborando. Só se chegou até aqui pelo apoio de tanta gente boa, de talento e de caráter. Este livro decerto é nosso”.

 

Conheça os autores do livro:

Admilson Veloso, Alessandro Araujo, Alessandro Buzo, Alexandre Azevedo, Aline Leão, Álvaro Borba, Ana Paula Guedes, Andréia Vieira de Morais, Angélica Weise, Antônio Rodrigues de Lemos Augusto, Bean Flügel, Biga Pessoa, Camilla Wootton Villela, Caren Rhoden, Carlos Alexandre Cavarzan Camêlo, Carol Peres, Carolina Antunes, Carolina Santoian, Carlos Brazil, Denize Guedes, Elizabeth Soares, Fernanda de Aragão, Fernando Figueira, Fernando Guimarães, Gabriela Soutello, Germano Gonçalves, Giovanni Alves Duarte, Graça Craidy, Guilherme Azevedo, Guilherme Fernandes, Gustavo Kosha, Hiago Soares, Humberto Mendes, João Vereza, Joás Ferreira, José Renato Sátiro Santiago Jr., Julio César de Souza, Jussara “Gonzo” Nunes, Juvenal Azevedo, Katiany Pinho, Keli Vasconcelos, Larissa Bortolli Menezes, Leandro Leal, Leandro Machado, Leonardo Cássio, Letícia Mendonça, Luciana Benatti, Luciano Terriaca, Lúcio Mattos, Luiz Filho, Marcelo Conde, Marcelo Min, Marcos Flávio Araújo Assunção, Marcus Vinicius Batista, Mariana Haas, Marivaldo Carvalho, Paloma Sá, Paula Fernandes, Paula Sacchetta, Paulinho Faria, Pedro Sorrentino, Roberta Forattini Altino Machado, Rodrigo de Méo, Rodrigo Viana, Sacolinha, Sarah Germano, Serginho Poeta, Sérgio Vaz, Shellah Avellar, Sílvio Valentin Liorbano, Talita Godoy, Tayza Lima, Thais Polimeni, Thales Schmidt de Borba, Thomaz Gomes, Victor Bin, Victor Carvalho, Walter Limonada, Washington Olivetto, Wellington Ramalhoso, Ybéria Soares e Yuri Mussoly.

 

montagemLivro

Livro: “O mundo é mais bonito pelo olho da poesia” (Editora Jornalirismo, 2016, 551 páginas, vários autores)

Preço: R$ 100,00

Organização: Guilherme Azevedo ([email protected])

Capa, projeto gráfico e editoração: Vagner Francini ([email protected])

ISBN: 978-85-5693-000-2

Impressão: Press Express Gráfica Digital e Offset (saiba mais aqui)

Apoio cultural: Mútua Coworking (conheça aqui)

4 comentários para “Jornalirismo lança livro comemorativo”

  1. Valter Luis (Walter Limonada)

    Valter Luis (Walter Limonada)

    Que HONRA estar nesta SELEÇÃO CULTURAL !!!
    Meus Lemons-Parabénz pela Organização mano Guilherme Azevedo !!!
    Firmezza ttottal, Família JORNALIRISMO !!!

  2. Silvio Valentin Liorbano

    Que bom… A poesia certeira na vida da gente. Que notícia jornalirística o Guilherme espalha em forma de livro. A confraria dos jornaliristas agradece. Obrigado.

  3. Shellah Avellar

    Shellah Avellar

    E deu-se o parto. E o bebê cresceu, tomou forma, e agora sai pelo mundo afora,do virtual para o papel.
    Com tantos pais e mães, certamente se tornará um grande homem e uma grande mulher, com perspectiva ampliada.
    Sob a batuta de Guilherme Azevedo ,o sonho sonhado junto ,"bota suas manguinhas de fora".Boralá!

  4. Germano Gonçalves

    Germano Gonçalves

    O olhar e a voz do poeta, esse trabalho é muito importante, trazer poesia para a realidade da vida, parabenizo a todos (as) que contribuíram para que esse livro tomasse forma, Guilherme Azevedo que surpresa magnifica valeu!

Comentário