Jornalirismo lança primeiro volume de coleção de livros

 

O portal Jornalirismo, em parceria com a editora In House, lança no próximo dia 20 de dezembro (sábado) o livro São Miguel (em) uns 20 contos contados, da jornalista Keli Vasconcelos. O lançamento acontece a partir das 19h, no bar Canto Madalena, Vila Madalena, Zona Oeste de São Paulo.

 

A obra inaugura a “Coleção Jornalirismo”, dedicada a livros de comunicação (jornalismo, publicidade, propaganda) e literatura (contos, crônicas, romances, poemas).

 

Em São Miguel (em) uns 20 contos contados, Keli Vasconcelos transforma em narrativa suas vivências pela cidade de São Paulo, nas ruas, no metrô, no trem, no ônibus, no lotação, sempre com o bairro de São Miguel Paulista, no extremo leste, como cenário, ponto de origem ou de chegada.

 

 

O livro: Primeiro volume da “Coleção Jornalirismo”

 

 

Keli conhece muito bem o que escreve: o dia a dia da gente que vive na periferia, isto é, a maioria da população, no deslocamento casa, escola, trabalho, lazer. Um percurso diário, difícil e exaustivo, que pode consumir horas.

 

Natural da Zona Leste, região carente de infraestrutura adequada embora seja a mais populosa de São Paulo, a jornalista é, de verdade, um desses personagens.

 

As 25 crônicas reunidas no livro, escritas entre janeiro de 2008 e junho de 2014, são, portanto, um testemunho imediato e vívido, nascido da relação direta com sua gente se deslocando pela cidade.

 

Narrativas de encontros efêmeros, passageiros literalmente, mas intensos e cheios de significado.

 

A autora: Evoé, São Miguel!

 

 

“Fazer a seleção das crônicas, realmente, foi algo orgânico, sem muitos critérios. Fiz uma cronologia dos textos, começando pelo primeiro deles, ‘Abílio Conselheiro’, passando pelos que mais me intrigaram, como ‘Fui de táxi’, em que relato a vida de um jovem taxista; ‘Nus, porém vestidos’, em que eu e uma amiga enveredamos por uma feira de produtos eróticos e reencontrei uma colega dos tempos de curso de Locução/Rádio”, descreve a autora.

 

“Coleção Jornalirismo”

Lançamento: 20 de dezembro de 2014, a partir das 19h

Onde: Bar Canto Madalena (rua Medeiros de Albuquerque, 471, Vila Madalena, Zona Oeste de SP)

Livro: São Miguel em (uns) 20 contos contados (In House, 2014, 140 páginas)

Autora: Keli Vasconcelos

Preço: R$ 25,00

ISBN 978-85-7899-325-2

 

Sobre a autora (texto da orelha do livro).

“Eu, Keli Vasconcelos, nasci em 1982 no bairro da Penha, na Zona Leste da cidade de São Paulo. Era para ser Keli tradicional, com “dois éles e um ípsilon”, mas não podia, então o cartório registrou com “um éle e um i”. Que bom, gostei.

Ainda criança fui para São Miguel Paulista, onde moro com meus pais, João e Julinda, e meu irmão, Fernando. Sou formada em Comunicação Social – Jornalismo e, posteriormente, fiz curso técnico em Rádio – Locução. Já atuei em rádio, assessoria de imprensa, edições e hoje faço freelances para revistas, eventos, o que aparece, faço! Escrevo crônicas e resenhas em sites como voluntária também.”

 

Sobre a “Coleção Jornalirismo”.

Uma série de livros de comunicação e literatura editados pelo portal Jornalirismo e pela editora In House, com curadoria e organização do jornalista e escritor Guilherme Azevedo, editor do Jornalirismo. O primeiro volume da coleção é São Miguel em (uns) 20 contos contados, de Keli Vasconcelos. O segundo é uma coletânea de 7 anos do Jornalirismo, com lançamento marcado para janeiro de 2015. Depois virão muitos outros livros, das áreas de jornalismo, publicidade e propaganda, literatura, nos gêneros reportagem, artigo, conto, crônica, poema, romance. O objetivo é apresentar obras de autores novos e experientes, que ajudem na formação de público e na discussão de temas importantes de nossa atualidade.

 

Sobre a Editora In House (www.editorainhouse.com.br).

Dirigida pelo escritor e publicitário Márcio Martelli e com sede em Jundiaí (SP), a In House vem cumprindo um importante papel há 17 anos: dar vazão à produção de uma série de novos e experientes autores sobretudo das áreas de comunicação e literatura, mas também do direito, da psicologia, administração. Já são 150 títulos com o selo de qualidade In House.

 

Foto da autora: Arquivo pessoal

 

Comentário