A realeza de Januária

 
No meio acadêmico, a sociologia tem cada vez mais se aproximado da história a fim de dar conta da existência de gente que é nobre porque fez da simplicidade o sentido maior de sua realeza.
Dona Januária – cozinheira de uma escola em São Paulo – é uma espécie de Midas da culinária, pois tudo que ela toca ganha o colorido, os aromas e os sabores das Minas Gerais.
Se o pessoal do Clube da Esquina tivesse saboreado o tutu ou qualquer outra iguaria feita pelas mãos de Dona Januária, certamente seria musa da canção que diz: “Uma mulher que merece viver  e amar como outra qualquer do planeta”.
Dona Janu conta que já fez pães para vender de casa em casa e que jamais conseguiu ultrapassar a fronteira do fim da rua onde mora, porque os vizinhos logo compravam todos os pães. Foi assim que superou os tempos difíceis: com otimismo, trabalho e a cabeça erguida.
Tenho a impressão de que sua casa e família são um pouco maiores do que realmente imaginamos. Todos os dias – há algumas décadas – longas filas se formam diante do refeitório e uma figura de touca e avental branco serve pacientemente o alimento a todos.
Se cada um tem sua missão nesta vida, é certo que Dona Janu vai ainda além das atribuições de juntar ingredientes em um caldeirão. Todos os dias ela distribui um sorriso aqui outro acolá, serve um copo de chá, um abraço aqui outro acolá, uma palavra aqui outra ali e assim nos alimenta, como se também fôssemos seus netos, filhos e irmãos.
Ninguém sabe ao certo o porquê de suas receitas agradarem aos mais distintos paladares e talvez alguém defenda alguma tese complexa para explicar o fato. Arrisco-me a dizer que o segredo de Dona Januária está em um tempero que ela utiliza com maestria e generosidade: o amor.

12 comentários para “A realeza de Januária”

  1. Maria Januaria

    Desejo a você um Feliz Ano de 2013, com muito Amor Saúde e fé .!!!

  2. Ismar Siqueira

    Parabéns
    Olá professor Silvio
    Quero parabenizá-lo pela maravilhosa crônica em homenagem a tia Náná. É isso mesmo! Tia Náná! É assim que ela é conhecida na família e posso confirmar tudo o que voce escreveu a respeito dela. Ela faz tudo com muito amor. Sou marido de uma sobrinha dela, a Ariadna,e quando vamos a casa da tia Náná temos a certeza que sairemos de lá com uns quilinhos a mais.

  3. Janúaria

    eu desejo a você professor Silvio um feliz dia dos professores junto com todos os professores do tenente, estou com saudades
    abraços da Janúaria a todos , um abraço a sua esposa e seus filhos
    me liga meu telefone. é 37812189.

  4. Tatiane

    bom na vida do senhor

  5. Tatiane

    tati
    professor eu adoro o denhor de mais q tudo de certo na vida do senhor da ex:aluna do senhor

  6. Karen

    Karenzinha para professor
    Oi professor eu
    esperoqu o senhor melhore
    porque hoje é seu niver
    parabens espero que o seu
    dia que é hoj vc seje muito
    abençoado por cristo

  7. Marcelio Pereira de Oliveira

    Ola, Silvio, eu sou professor de português no Instituto Unibanco onde uma aluna me apresentou esse sit, falou especialmente do conto "JANUARIA", qual eu li com muita emoção e lagrimas nos olhos. De certo que utilizarei em sala de aula, espero que não se encomode!
    Acredito que as pessoas que mexem com a comida e com as palavras são um pouco parecidas, pois quando elas fazem isso(cozinhar e escrever), com amor, acabam mexendo conosco de uma maneira muito especial. Foi o que aconteu com a Dona Januaria e com voce atraves dessa cronica.
    Não te conheço, mas suas alunas falaram muito bem de voce, por isso te desejo sucesso!

  8. Valquiria Nunes Castro

    amo meu professor!!
    Olâ professor! td bem?
    professor espero q o senhor continue escrevendo coisas marivilhosas como dona Januária!!
    Dona Januária merece professor!!
    Continue escrevendo coisas bonitas e maravilhosas não só para dona Januária mas para todo mundo…
    bjoos Professor amo vc!!!
    valquiria castro aluna do alípio 8ºA..

  9. Julieny Da Silva

    [b][u] sorte da dona Januária que pode receber
    palavaras tao lindas e graciosas…
    que voce continue escrevendo coisas lindas como dona Januária…
    beijoss…
    ass: aluno do Tenenete Alípio Andrada Serpa

  10. GEZARELLY

    PARABÉNS SÍLVIO
    [b][/b]NOSSA PROFESSOR FICOU MUITO BONITA ESSA CRÔNOCA Q O SENHOR ESCREVEU PRA DONA JANUARIA ESPERO Q O SEU LIVRO SEJA UM SUSSESSO POIS O SENHOR MERECE

  11. Flávio

    eErrata!!
    Digo LIVRARIA CULTURA!

  12. FLÁVIO

    PARABÉNS!
    Silvio, infelizmente não pude ir a livreira cultura para o lançamento do seu livro. desejo a você todo a sorte e que continue perseguindo o seus sonhos dentro da literatura !!

    Abcs!
    Flávio

Comentário