Documento: A Ilha de Tatuoca, por seus moradores

A menos de uma hora da capital mais violenta do país, Recife, a comunidade da Ilha de Tatuoca parece experimentar o idílio. Ou experimentava.

Havia crianças que subiam em árvores, animais que não temiam a presença humana e até comiam na mão e jangadas que balançavam suavemente pela mão do homem que buscava o peixe.

Tatuoca ainda será assim?

Veja agora os vídeos do repórter fotográfico Biga Pessoa:

No bar do Biu, na Prainha, o líder da comunidade da Ilha de Tatuoca, Edson Antônio da Silva, explica as reivindicações dos moradores:

Edson na casa de sua mãe, Dona Ilda; homem e natureza juntos:

Edson, líder da comunidade, conduz nosso repórter pela região do mangue de Tatuoca:

Clique aqui para ver o ensaio fotográfico completo de Biga Pessoa sobre a comunidade de Tatuoca.

3 comentários para “Documento: A Ilha de Tatuoca, por seus moradores”

  1. Viviane Duarte Ramos Horta.

    Cidadania,direitos iguais para todos ,respeito pel
    Eu acho que o crescimento é muito importante, mas também acho que em primeiro lugar deve-se preservar o meio ambiente e dar oportunidades de estudo e cursos para os moradores da região ter a oportunidade de crescer trabalhando no estaleiro e tendo uma vida melhor é digna. Meu marido é técnico em eletrotécnica é vai trabalhar no estaleiro, nós somos do Rio, eu tenho um pouco de medo dessa mudança, pois dizem que a cidade é muito perigosa e violenta, mas também não temos muitas oportunidades aqui no rio, quem estuda aqui e não tem conhecimento e experiência, se arrisca a ir para outra cidade para obter êxito profissional. É o que acontece com meu marido! Acho que todo cidadão deveria ser bem preparado e ter sua oportunidade em suas cidades natais,sem deixar a família e suas raízes,mas o governo não nos da nada,os cursos são caros e para termos uma vida temos mesmo é que sacrificar algumas coisas em nossas vidas. Estou que tatuoca é um lugar paradisíaco, deve ser preservado e respeitado, como todos os seus moradores. Espero que sejamos bem vindos a esse paraíso e que eu, minha filha e marido estejamos seguros aí e que possamos ajudar no progresso do nosso país. Esses moradores devem ser respeitados essa ilha é deles,eles devem permanecer na ilha e serem respeitados,ali não existe violência,ali existe um bem verdadeiro,coisa de raíz e isso deve ser muito respeitado,deve haver muito dialogo com esses moradores e saber o que pra eles é melhor. Implantação de cursos já para essas pessoas! Acho que o líder da comunidade da Ilha de Tatuoca, Edson Antônio da Silva,está muito certo! Tudo tem que ter um limete e deve ser pesado nos ménimos detalhes as vantagens e desvantagens.

  2. sandro

    A AÇÃO DO HOMEM E O FIM DA HUMANIDADE.
    esse é o desevolvimento que o homem faz, e a desgraça que ira acontecer no futuro, distruindo a natureza, (derrubando arvores, acabando com o mangue e muito mais, pelo um pouco mais de dinheiro. será que vale apena?

Comentário